segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Proclamação da República


“Como é feliz a pessoa constante no Temor do Senhor!
Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.” PV 28:14.
República é a forma de governo em que o supremo poder é exercido, temporariamente, por um ou mais cidadãos eleitos pelo povo. A República foi proclamada no Brasil em 15 de Novembro de 1889. A proclamação da República aconteceu por meio de um golpe de Estado, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, no Rio de Janeiro.
No século XX, o Brasil, aumentou sua riqueza, mas não a dividiu. Em cem anos, a riqueza total cresceu quase 12 vezes em relação à população, porém a distribuição de renda piorou na segunda metade do século.
Em 1960, foi mudada a capital do país para Brasília, 10% da população que era rica tinha um rendimento 34 vezes maior que a obtida por 10% da mais pobre; em 1991, a diferença chegou a 60 vezes e, em 2001 os 10% da que era mais rica ganhava 47 vezes o recebido pela mais pobre.
A concentração de renda é tão grande na classe rica que na virada do século XX para o XXI, o 1% mais rico da população ganhava praticamente o mesmo que o total dos 50% mais pobres.
Certamente, uma distribuição da riqueza e da renda Nacional mais justa, constitui uma dívida que o regime republicano tem a saldar com o povo brasileiro.
Após tantos anos em que o objetivo era trabalhar para o bem comum do país, estamos surpresos com a sua situação política e com os problemas na área de saúde, educação, segurança, moradia, etc., essa não era a republica dos sonhos da maioria, o que nós brasileiros podemos fazer para melhorar a nossa nação?

Helena Bezerra-Profª História-Biblioteca.
Denise Rocha-Coordenadora Sala Informática.

Nenhum comentário: