terça-feira, 10 de novembro de 2009

20 Anos Sem o Muro. O que Mudou?

O muro de Berlim foi construído na madrugada do dia 13 de agosto de 1961 para "proteger" a Alemanha Oriental da influência capitalista de Berlim Ocidental.
Depois de inúmeras fugas e muita insatisfação dos alemães orientais com o sistema político vigente -o socialismo-, eles o derrubaram em 09 de novembro de 1989.
Esse fato foi foi marcante pois, a apartir dele o mundo tomou um novo rumo: a guerra fria acabara e o mundo se tornora globalizado.
Contudo, as diferenças sócio-econômicas e tecnológicas eram gritantes e, a Alemanha Ocidental teve que ajudar a Alemanha Oriental.
Por sua vez, a Alemanha Oriental possuía um nível maior de educação, de saúde e de habitação, características de países ditos comunistas.
Após a destruíção do muro e a junção das duas Repúblicas Alemães a situação ficou caótica, o índice de desemprego surgiu, criando um colápso no sistema de saúde e na habitação.
Com o passar dos anos as diferenças foram amenizadas e a Alemanha compoem a União Européia, sendo um dos países mais fortes desse bloco econômico.

Escrito por:
Helena Bezerra -Professora de História
Maria Alice Corrêa- Professora de História

Um comentário:

Anônimo disse...

eu não entendi por que a gerra foram a cabada de pois queo murro de berlim foi de rubado foi bor que ele tinhão pre conseido dos po bre?