Espaço do Aluno

                                            CABANAGEM
Alguém sabe me dizer onde e quando  ocorreu?
De 1835 a 1840,o Pará foi o centro de uma rebelião longa que custou a vida de 40.000 pessoas. A cabanagem teve como causas imediatas oposições ao governo central e a não aceitação da população pobre local,formada por mestiços e índios que viviam em casebre,cabana na beira do rio, ao presidente da província nomeados pelo regente. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos pretendiam separar o Pará do resto do Brasil,além de melhorar as condições de vida da população.Após cinco anos de sangrentos combates indo de Belém ai interior, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.


Até a próxima galerinha fiel!
beijinhos a garota do blog.


por edivana mac

INSCRIÇÕES PARA UEPA.


As inscrições ao PROSEL/2011 e ao PRISE/2011, poderão ser realizadas:
Belém, grande Belém e demais municípios do Estado do Pará e outros Estados da União - somente por meio de Formulário Eletrônico (Internet). O candidato deverá proceder da seguinte maneira para a realização da inscrição via internet: Acessar o endereço eletrônico http://www.uepa.br ou http://www.prodepa.psi.br/uepa das 09h do dia 03 de setembro às 23h do dia 05 de outubro de 2010. E efetuar o pagamento da taxa de inscrição, em qualquer agência bancária, no período de 03 de setembro a 07 de outubro de 2010.
Taxa de Inscrição para o PROSEL/2011 é de R$ 60,00 (sessenta reais), para o PRISE/2010 – Subprograma XIV (1ª Etapa), Subprograma XIII – 2ª Etapa ou Subprograma XII – 3ª Etapa no valor de R$ 35,00 (trinta reais), cada etapa.
Para mais informações acesse o seguinte endereço eletrônico: http://www.uepa.br
ou http://www.prodepa.psi.br/uepa.