terça-feira, 24 de novembro de 2009
Aluno do MAF é classificado no Festival de Música COEP na Escola
sábado, 21 de novembro de 2009
Pedimos desculpas
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
As oficinas
Mais prêmios para o Torneio de Xadrez
Agradecemos à todos que nos apoiam e, principalmente à mais nova empresa que acreditou em nosso trabalho.
Muito obrigado
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Zumbi
O menino aprendeu com o padre Melo: Português, Latim e Histórias da Bíblia. Aos 10 anos já era coroinha, aos 15 fugiu para Palmares, onde teve seu nome trocado para Zumbi. Ele impressionava Ganga Zumba e todos os chefes pela sua inteligência, força e por saber muito sobre a cultura dos brancos. Logo se tornou o chefe de uma das povoações e se destacou como um ótimo estrategista de guerra aos 16 anos. Sua história é entremeada de lendas em razão de sua coragem, inteligência e bravura, os negros o consideram invencível.
No ano de 1687, o governo contratou o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho para organizar uma tropa de combate e destruir o quilombo, porque as tropas de combate para destruir o Quilombo, porque as tropas sofriam constantes derrotas.
No primeiro ataque, em 1692, os paulistas foram derrotados, Domingos Jorge Feio, percebeu que não seria fácil vencer Palmares. Com 9000 homens partiu para a serra da Barriga, no inicio de 1694. Macaco, a capital de Palmares, foi atacada por todos os lados, apesar da valentia com que se defenderam os palmarinos não resistiram à violência do ataque. A maioria deles morreu lutando. Zumbi, mesmo ferido, conseguiu fugir. Durante quase 2 anos continuou organizando os escravos da região e atacando os senhores de engenho e as forças do governo.
No final de 1695, um amigo de Zumbi foi capturado pelas forças do governo. Foi torturado até que revelasse o esconderijo do líder da resistência negra. Atacado de surpresa, Zumbi lutou até morrer, era dia 20 de novembro, hoje lembrado como Dia da Consciência Negra.
A cabeça de Zumbi foi cortada e levada para Recife. O governador mandou que fosse colocada no alto de um poste, onde deveria ficar até se decompor.
Zumbi morreu, mas seus ideais de liberdade permaneceram vivos; novos quilombos foram organizados e os escravos continuaram lutando pela sua libertação.
Professora Maria Helena – Historiadora e Bibliotecária do MAF
Denise Rocha – Coordenadora sala de informática
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
2º Torneio de Xadrez Digital do MAF
Lembramos que o mesmo será realizado no próximo sábado, dia 21 de novembro, às 8 h.
Agora vamos mostrar os prêmios ofertados pela nossa ilustre parceira, que desde já agradecemos.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Dia da Bandeira
O Hino à Bandeira do Brasil tem letra de: Olavo Bilac (1865-1918), música de Francisco Braga (1868-1945) e foi apresentado pela primeira vez a 15 de Agosto de 1906.
O Hino
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Refrão
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
Refrão
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
Refrão
A bandeira nacional foi criada para representar o país por meio do decreto nº 4 de 19de novembro de 1889.
A bandeira do Brasil, idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na bandeira do império.
Foram mantidos o retângulo verde e o losango amarelo, cores que representavam a Casa de Bragança (família de D. Pedro I) e a Casa Imperial de Habsburgo (família da princesa Leopoldina). A esfera azul com as estrelas e a faixa branca com o lema Ordem e Progresso foram inseridos em substituição ao Brasão imperial. As estrelas representam os estados da Federação.
O Dia da bandeira foi comemorado peça primeira vez em 19 de novembro de 1906, na Escola Normal de São Paulo, repetindo-se em todas as escolas públicas paulistas.
Em 1908, no Rio de Janeiro, foi organizada uma comissão para promover a festa da bandeira em todo o Brasil. Essa comissão distribuiu para todos os estados um manifesto, com a data de 15 de novembro de 1908, sugerindo a comemoração do Dia da Bandeira todos os anos em 19 de novembro, proposta que foi bem recebida e implantada em todos os estados a partir daquele ano.
A bandeira do Brasil, símbolo nacional expressa à identidade do país, é usada em todos os momentos em que o Brasil deve ser representado.
Helena Bezerra - Profª. História-Biblioteca
Denise Rocha - Coordenadora Sala de Informática.
Proclamação da República
“Como é feliz a pessoa constante no Temor do Senhor!
Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.” PV 28:14.
República é a forma de governo em que o supremo poder é exercido, temporariamente, por um ou mais cidadãos eleitos pelo povo. A República foi proclamada no Brasil em 15 de Novembro de 1889. A proclamação da República aconteceu por meio de um golpe de Estado, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, no Rio de Janeiro.
No século XX, o Brasil, aumentou sua riqueza, mas não a dividiu. Em cem anos, a riqueza total cresceu quase 12 vezes em relação à população, porém a distribuição de renda piorou na segunda metade do século.
Em 1960, foi mudada a capital do país para Brasília, 10% da população que era rica tinha um rendimento 34 vezes maior que a obtida por 10% da mais pobre; em 1991, a diferença chegou a 60 vezes e, em 2001 os 10% da que era mais rica ganhava 47 vezes o recebido pela mais pobre.
A concentração de renda é tão grande na classe rica que na virada do século XX para o XXI, o 1% mais rico da população ganhava praticamente o mesmo que o total dos 50% mais pobres.
Certamente, uma distribuição da riqueza e da renda Nacional mais justa, constitui uma dívida que o regime republicano tem a saldar com o povo brasileiro.
Após tantos anos em que o objetivo era trabalhar para o bem comum do país, estamos surpresos com a sua situação política e com os problemas na área de saúde, educação, segurança, moradia, etc., essa não era a republica dos sonhos da maioria, o que nós brasileiros podemos fazer para melhorar a nossa nação?
Helena Bezerra-Profª História-Biblioteca.
Denise Rocha-Coordenadora Sala Informática.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Use 17: A grande vencedora da Gincana Literária com Boiúna-me, de Salomão Larêdo.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
“Gincana Maf 30 anos – Educando gerações!”
Nossa gincana em homenagem à escola já encerrou, mas não poderíamos deixar de agradecer aos alunos de todos os turnos pelas tarefas cumpridas: A beleza e graciosidade na dança, garra e solidariedade na arrecadação de alimentos, dedicação na revitalização de pontos da escola. E também agradecer aos professores pela organização e criatividade nos momentos de definir detalhes das tarefas.
O turno vencedor foi o da manhã, mas vale lembrar que mais importante que isso é o esforço empregado por todos nesse ano que antecede as comemorações dos 30 anos de nossa escola. Que nós possamos mostrar pelo mundo afora tudo de bom o que se pode aprender em uma escola, e o melhor, que nós podemos tornar o mundo um lugar melhor de se viver, até mesmo no menor dos detalhes. Deixo-lhes com as fotos de algumas tarefas da gincana e mais uma vez, parabéns a todos!
Luana Coelho
Aluna blogueira
terça-feira, 10 de novembro de 2009
20 Anos Sem o Muro. O que Mudou?
2º Torneio de Xadrez Digital do MAF
O torneio será divido em 3 categorias: Iniciantes, básica, e Avançados.
Serão premiados os 3 primeiros lugares de cada uma das categorias com medalhas e prêmios patrocinados pela nossa parceira SOL infrmática, que consistem em mp3, pen drivers de 2 G, Joy Ped, kit teclado e mouse da Disney e Web can.
Participem. Você pode ser um vitorioso na estratégia!!!
A nossa horta começa a dar frutos.
“Agradecimentos – Feicipa 2009”
Gostaríamos de parabenizar a todos os que contribuíram (direta e indiretamente) para que nossos 8 projetos pudessem ter participado da Feicipa, aliás, fomos a escola com maior participação em número de projetos na feira.
E isso não seria possível sem o empenho e dedicação dos professores participantes e dos alunos do MAF que representaram muito bem a escola em um evento de tal importância como este.
Estaremos citando a seguir os nomes dos projetos e, respectivamente os dos alunos e professores participantes, lembrando que, caso algum nome/projeto não esteja na lista, basta avisar-nos para eventuais correções.
Agora, deixo-lhes com a lista:
Projeto: Relação do IMC com os hábitos alimentares e físicos dos alunos da escola Maria Araújo Figueiredo
Orientador: Edilson Peixoto
Alunas: Indira Moraes e Suzane Almeida
Projeto: Conservação das frutas por adição de açúcar – Compota de Carambola
Orientadora: Denise Rocha
Alunos: Willyana Aviz e Jordan Vaz
Projeto: Iogurte – Uma saborosa prática interdisciplinar
Orientador: Miguel Rodrigues
Alunas: Marcela Campos e Marcely Cristhi
Projeto: Robótica educacional – Desenvolvendo tecnologia na escola
Orientador: Sérgio Bezerra
Alunos: Marcus Vinícius e Neidiely Nunes
Projeto: A física dos instrumentos musicais de sopro
Orientador: Sérgio Bezerra
Alunas: Dandara de Castro e Luana Almeida
Projeto: Luz, câmera, educação: O cigarro na escola!
Orientador: Sérgio Bezerra
Alunas: Luana Tahis e Patrícia Cruz
Projeto: Escola limpa, Escola feliz! – Implantação da coleta seletiva na escola Maria Araújo Figueiredo
Orientador: Miguel Rodrigues
Alunas: Edvana Mac e Isa Paula
Projeto: Implantação da sala de reciclagem na escola Maria Araújo Figueiredo
Orientador: Miguel Rodrigues
Alunas: Edilene Reis e Wiliene Nobre
Até logo!
Luana Coelho
Aluna blogueira
sábado, 17 de outubro de 2009
Feira de Ciências do Pará (FEICIPA)
Convidamos todos os alunos, professores e corpo técnico do MAF a prestigiarem os alunos que vão apresentar, e aos professores que estão coordenando essa pesquisa.
sábado, 10 de outubro de 2009
O Pará está em festa, o Círio começou.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
2ª FASE DA OBMEP 2009
No próximo dia 24 de Outubro, irá acontecer a segunda fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2009). A Olimpíada é promovida pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e o MEC (Ministério da Educação), com realização do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).
Nossa escola foi uma das escolas escolhidas para a realização desta prova, para maiores informações, confira no link a seguir a lista de classificados e os outros locais de realização de prova.
http://www.obmep.org.br/mapa_2afase_content.html
O Professor Clinderson Silva, Coordenador da OBMEP em nossa Escola, convoca os classificados para a segunda fase, para estarem presente na reunião no dia 14/10 (quarta-feira), no auditório da escola as 10:00 h, para informes e orientações sobre a prova da segunda fase. Não percam!
terça-feira, 6 de outubro de 2009
GINCANA
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
As crianças aprendem o que vivem....
Se a criança vive com críticas,
ela aprende a condenar
Se a criança vive com hostilidade,
ela aprende a agredir
Se a criança vive com zombarias,
ela aprende a ser tímida
Se a criança vive com humilhação,
ela aprende a se sentir culpada
Se a criança vive com tolerância,
ela aprende a ser paciente
Se a criança vive com incentivo,
ela aprende a ser confiante
Se a criança vive com elogios,
ela aprende a apreciar
Se a criança vive com retidão,
ela aprende a ser justa
Se a criança vive com segurança,
ela aprende a ter fé
Se a criança vive com aprovação,
ela aprende a gostar de si mesma
Se a criança vive com aceitação e amizade,
ela aprende a encontrar amor no mundo.
Autor desconhecido.
O VALOR DE SER EDUCADOR
Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
Maria Darismar Duarte Henes Cortes
sábado, 26 de setembro de 2009
Caminhada pela vida!!!
Com o tema "Caminhada pela vida" alunos, professores e corpo técnico percorreram algumas ruas da Cidade Nova divididos em pelotões com diversos temas propostos pela comunidade.
A participação, como sempre, foi maravilhosa.
Parabenizamos, aqui, a todos por mais essa iniciativa.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Caminhada pela Vida
Convidamos todos à participarem !
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Resultado da Olimíada Brasileira de Física 2009 (MAF)
As provas ocorreraão no dia 26/09/2009 (sábado), em locais que ainda serão definidos e posteriomente divulgados.
Lista de Classificados do MAF:
ID Nome Série
140513 ANDRE DA SILVA CHAVES 1° ano
140353 DENIS KLEITON FERREIRA BECKMAN 1° ano
140367 JEAN DE ABREU E SILVA 1° ano
140564 LUCAS XAVIER BRANDÃO 1° ano
140433 MARCELA TEIXEIRA DA SILVA 1° ano
140553 RAFAEL PINHEIRO DA SILVA 1° ano
140688 ABNER LUCAS ALVES PEREIRA 2° ano
140843 VITOR EMILIO DA SILVA OEIRAS 2° ano
140832 YUDELLAN BARBOSA 2° ano
141015 CAMILA PRISCILA M. DA SILVA 3° ano
140909 JESSICA YUKIL TAKANDA 3° ano
140933 MARLIANE SILVA AMARAL 3° ano
140811 LUIGGI SILVA DO NASCIMENTO 8 série
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Processo Seletivo da UEPa (PRISE e PROSEL)
INSCRIÇÃO
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
PROGRAMAÇÃO DA 2ª MOSTRA DE VÍDEO DO MAF 29/08/09
SALA 1: AUDITÓRIO
1ª Sessão
- A Matemática da Música (15 min.)
- Gattaca (manhã) - (120 min.)
- Tempos Modernos (tarde) - (90 min.)
2ª Sessão
- Tudo sobre drogas (40 min.)
- O coração (25 min.)
- O ouvido humano (15 min.)
1ª Sessão
- O sentido da visão (15 min.)
- Wall-E (90 min.)
2ª Sessão
- Donald no país da matemágica (27 min.)
- Ilhado (6 min.)
- Atlas do corpo humano – sexo (25 min.)
1ª Sessão
- Ilha das Flores (12 min.)
- Apollo 13 (100 min.)
2ª Sessão
- Os melhores do mundo (20 min.)
- Atlas do corpo humano – Músculos e Ossos (25 min.)
- Tudo sobre gravidez (46 min.)
1ª Sessão
- Catalendas (10 min.)
- Marley e Eu (90 min.)
2ª Sessão
- Catalendas (10 min.)
- Como é o mar (15 min.)
- O sistema imunológico (20 min.)
- Catalendas (10 min.)
1ª Sessão
- Catalendas (10 min.)
- Happy Feet (manhã) - (90 min.)
- Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho (tarde) - (90 min.)
2ª Sessão
- Catalendas (10 min.)
- O que são Vulcões? (15 min.)
- O sistema imunológico (20 min.)
- Catalendas (10 min.)
SALA 1: AUDITÓRIO
- Ilhado (6 min.)
- Quase Deuses (110 min.)
- Os melhores do mundo (20 min.)
- Tudo sobre drogas (40 min.)
- Atlas do corpo humano – sexo (25 min.)
- Os melhores do mundo (20 min.)
- Sugestão de filme do Profº Miguel Taurino ou Tempos Modernos (90 min.)
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Calendário para o 2º semestre do MAF
- 2ª Avaliação: 24/08 a 01/09/09
- Mostra de vídeo: 29/08/09
- Caminhada: 12/09/09
- Conselho de classe: 08/10/09
- Gincana Desportiva, Cultural e Científica: 21 a 24/10/09
- Torneio de Xadrez e Torneio de Volei: 21/11/09
- 3ª Avaliação: 23/11 a 01/12/09
- Simulado: 07/12/09
- 4ª Avaliação: 18 a 26/01/10
- Término do ano letivo: 10/02/10
- Recuperação : 11/02 a 05/03/10
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Como foi a adesão do Pará a independência do Brasil?
A Adesão do Pará ocorre em 15 de agosto de 1823. A mando de Dom Pedro I, o almirante John Grenfell obrigou os Estados que não aderiram à Independência a aceitar a separação entre o Brasil e Portugal. Em Belém, Grenfell armou um ardil para convencer os responsáveis pelo Estado a aceitar a adesão, convencendo-os de que havia uma esquadra estacionada em Salinas pronta para bloquear o acesso ao porto da capital, isolando o Pará do resto do Brasil. Acreditando na história, restou aos governantes da época se render, proclamando a adesão ao restante do País.
Para a historiadora Magda Ricci, a Adesão do Pará é um dos eventos mais ambíguos da história do Estado. Segundo ela, isso deve ao fato de que, apesar de ter aderido ao processo de independência do Brasil, o Estado continuou a ser governado pelos portugueses. 'Pouca coisa mudou no Pará após a Adesão. Os portugueses continuaram no poder e os paraenses sem espaço nenhum no novo governo. Daí surge a revolta do Brigue Palhaço, onde os revoltosos com a situação do Estado são confinados no porão de um navio e morrem de asfixia. E foi através de episódios como esse que se deu a Adesão do Pará', explica a historiadora.
'Essa independência foi negociada sem nenhum benefício para nós', afirma o historiador João Lúcio Mazzini, 'No século XIX o Grão-Pará era um país à parte dentro do Brasil, pois operava com uma taxação alfandegária diferente e se reportava diretamente a Portugal e não ao Rio de Janeiro, que era a sede do Império em nosso País. Essa foi uma estratégia criada por Lisboa para preservar o estado da cobiça dos Franceses e Holandeses, já que era mais fácil tomar decisões se comunicando direto com Portugal sem passar pelo Rio. Então, com a Adesão passamos apenas de colônia européia para colônia brasileira, controlados por um governo que sequer tinha estrutura para cuidar de um país tão grande como o nosso'.
João Lúcio afirma ainda que, caso a Adesão do Pará não tivesse acontecido, existe ainda a possibilidade do Pará ter se transformado em um país independente. 'Já existiam muitos movimentos aqui pedindo a independência do Estado. E se a gente não tivesse aderido e continuasse ligado a Portugal provavelmente haveria um processo de independência que levaria o Pará a se tornar um país. Então é possível que hoje ele fizesse parte de uma espécie de reino unido brasileiro', teoriza ele.
fonte:http://br.answers.yahoo.com
Curso Pré-Universitário (SEDUC)
Mais informações: 3201 5165
Ficha de inscrição AQUI
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
GRIPE A (H1N1): PREVENÇÃO NA ESCOLA
Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a doença:
. Evitar o contato com outras pessoas quando se tem o sintoma de gripe;
. Caso esteja gripado, procure um posto médico, fique em casa e justifique sua ausência na escola;
. Se estiver tossindo ou espirrando, coloque as mãos sobre a boca ou nariz;
. Ao utilizar o bebedouro da escola, não coloque a boca diretamente sobre a torneira e, se possível, traga um copo de casa para beber água;
. Evite compartilhar objetos pessoais (copos /pratos/ talheres do lanche, lenços, canetas/lápis/lapiseiras, etc.), assim como a merenda escolar;
. Lave as mãos constantemente com água e sabão (principalmente após usar o banheiro ou lanchar);
. Se tiver sintomas de gripe evite cumprimentar as pessoas com abraços, beijos ou apertos de mãos;
. Se não tiver as mãos lavadas, evite mexer no nariz, olhos ou na boca;
. Caso saiba de alguém que se encontre gripado no interior da escola, comunique imediatamente um professor ou a direção.
SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE NO COMBATE À GRIPE
ABERTAS AS INCRIÇÕES DA UFPA - PSS 2010
* Para obter a isenção, os estudantes devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n. 6.135, ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal, por membro da família, seja de até meio salário mínimo ou cuja renda familiar total, por mês, seja de até três salários mínimos. Essa condição deverá ser comprovada por meio da apresentação dos documentos entre os dias 04 e 17 de agosto no CEPS.
. Inscrição: deverá ser realizada via internet, no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA - http://www.ceps.ufpa.br/
. Valores:
3ª fase: R$35,00
2ª e 3ª fases: R$65,00
1ª, 2ª e 3ª fases: R$75,00
* Mais informações:
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=3099
Inscrições abertas para o Concurso de Redação sobre o Japão
Confira o regulamento do Concurso:
quinta-feira, 18 de junho de 2009
SOMOS VENCEDORES!
"Quem luta nem sempre ganha; mas quem não luta, perde sempre!"
A greve dos professores da rede estadual de ensino, como insistiu em mostrar as emissoras de televisão, não aconteceu meramente em função do reajuste do mísero salário recebido pela categoria em questão. Prova disso, é o fato de que, mesmo consciente de que não se receberia o aumento solicitado (pois o que foi repassado mal cobre o reajuste do salário mínimo), os professores continuaram (e até radicalizaram) a greve com o intuito de tentar abrir discussão para pautas que sequer foram analisadas pelo governo. Dentre elas, citamos: o FUNDEB (como a verba está sendo administrada / prestação de contas); melhoria da segurança nas escolas (contratação de empresas sérias de segurança); melhoria das condições de trabalho (reformas das escolas, cujos tetos estão prestes a cair na cabeça da comunidade escolar); Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR); etc.
Além da CPI da Saúde, estamos necessitando, urgente, de uma CPI da SEDUC. Queremos saber onde está a verba destinada à educação e que, por direito, deveria ser utilizada exclusivamente para sanar os problemas que só estão se avolumando, no atual governo.
Somos vencedores! Mostramos à população que não somos mercenários (as) e lutamos (exaustivamente) pelo direito à uma educação pública de qualidade. Não fizemos greve para ficar de folga / de férias; grevamos para exigir um direito que é nosso e que nos está sendo roubado.
"Há homens que lutam um dia, e são bons / Há outros que lutam um ano, e são melhores / Há aqueles que lutam muitos anos; e são muito bons / Porém, há os que lutam toda a vida / Estes são os imprescindíveis." (Bertold Brecht)
"Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar. " (Bertold Brecht)
Professores Grevistas
Charge: Renato Machado
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Obrigado, Prof.Mário!
Equipe da Sala de Informática
Professores do MAF na luta!
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Anjo Protetor
Dizem que estarei sendo enviado à terra amanhã...
Como eu vou viver lá,
sendo assim tão pequeno e indefeso?"
DEUS:Entre muitos anjos,
eu escolhi um especial para você.
Estará lá te esperando e tomará conta de você.
CRIANÇA: Mas diga-me: Aqui no céu eu não faço
nada a não ser cantar e sorrir,o que é suficiente
para que eu seja feliz. Serei feliz lá?
DEUS:Seu anjo cantará e sorrirá
para você e,a cada dia, a cada instante,
você sentira o amor do seu anjo e será feliz.
CRIANÇA: Como poderei entender quando
falarem comigo se eu não conheço
a lingua que as pessoas falam?
DEUS: Com muita paciência e carinho,
seu anjo lhe ensinará a falar.
CRIANÇA: E o que farei
quando quiser te falar?
DEUS: Seu anjo juntará suas
mãos e lhe ensinará a rezar.
CRIANÇA: Eu ouvi dizer que na terra
há homens maus. Quem me protegerá?
DEUS: Seu anjo lhe defenderá,
mesmo que isto signifique arriscar a própria vida.
CRIANÇA: Mas eu serei sempre
triste porque não te verei mais.
DEUS: Seu anjo sempre lhe falará sobre
mim e lhe ensinará a maneira de vir
a mim e eu estarei sempre dentro de você.
Nesse momento havia muita paz no céu,
mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas.
A criança apressada pediu suavemente:
Deus, se eu estiver a ponto de ir agora,
diga-me por favor o nome do meu anjo.
DEUS: Você chamará seu anjo de MÃE.
Que você seja muito feliz.
Enviado por Regina Castelo
quinta-feira, 16 de abril de 2009
O que muda com a reforma da Língua Portuguesa
As novas regras da língua portuguesa devem começar a ser implementadas em 2008. Mudanças incluem fim do trema e devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro. Veja abaixo quais são as mudanças.
HÍFEN
Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom".
Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r –ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "interresistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"
TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"
ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"
ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem
GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"
Prof. Miguel (Língua Portuguesa)